notícias

EDUCAÇÃO: Ano letivo 2018 começa para mais de 12 mil alunos da UEL

EDUCAÇÃO:  Ano letivo 2018 começa para mais de 12 mil alunos da UEL

16

março


O ano letivo 2018 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) começa na próxima segunda-feira (19) para mais de 12 mil estudantes de 54 cursos de graduação. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd), juntamente com os colegiados dos cursos, prepara a Semana de Recepção aos Ingressantes para 2.482 aprovados no Vestibular 2018 e 603 convocados pelo SISU.

Os nove Centros de Estudos da Universidade - CCB, CTU, CCS, CCE, CESA, CCA, CCH, CECA e CEFE - também estão preparados para receber os alunos. Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Sueli Rufini, a Programação de recepção aos ingressantes prevê a realização de palestras informativas, visitas orientadas pelo Campus Universitário, além de orientação sobre trote violento e assédio. A programação de cada curso está disponível na página da Prograd: www.uel.br/prograd/.

O objetivo da recepção programada, segundo Sueli Rufini, é fazer com que os alunos conheçam a Universidade e façam uma boa interação no curso. "O estudante que é bem acolhido, no ano seguinte, como veterano, ele também será acolhedor", avalia a pró-reitora. Ele ressalta ainda que a ideia é reforçar a prevenção com relação ao trote violento.  

Vale ressaltar que a Prograd repudia toda ação que ofenda, cause danos físicos ou psicológicos aos ingressantes. Para isso, disponibiliza o Disque-Trote para denúncia de trote violento. Os alunos podem fazer a denúncia pelos telefones da Prograd (43) 3371-4353, 3371-4363, e também pelo número 0800-400-4474, da Central de Segurança. "A mudança cultural não é feita de repente. Mas estamos aos poucos amadurecendo como sociedade e isso reflete na diminuição dos casos de violência que afeta os ingressantes", disse a pró-reitoria Sueli Rufini.

Prêmio - Na Semana de Recepção também estão previstas atividades solidárias. Todos os anos, incentivos pelos veteranos, os ingressantes organizam e participam de ações solidárias, com o objetivo de beneficiar entidades e instituições filantrópicas de Londrina e região - creches e asilos. São iniciativas que inclusive estimulam a doação de sangue ou de alimentos.

Como forma de reconhecer institucionalmente as ações realizadas, a Prograd promove o Prêmio Boas Práticas, cujo objetivo é reconhecer as ações de cunho solidário executadas pelos ingressantes. Inscrições no endereçowww.uel.br/prograd.

Matrícula - Durante a primeira semana de aula, é obrigatória a presença dos ingressantes para a confirmação da matrícula junto à Prograd, localizada no Campus Universitário. A Prograd funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 20 horas. O prazo para confirmação da matrícula começa segunda-feira (19) e vai até 23 de março. Como reforça Sueli, a não confirmação resulta na perda da vaga.

envie seu comentário...

Opps! preencha corretamente os dados

enviar

peça seu som...

Opps! preencha corretamente os dados

enviar