notícias

BRASIL: Curso teórico será obrigatório para renovação da CNH

BRASIL: Curso teórico será obrigatório para renovação da CNH

16

março


No dia 6 de junho de 2018, os condutores terão que fazer um curso teórico de 10 horas/aula e depois passar por uma prova, para conseguir renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além dos exames médicos que já eram cobrados anteriormente. A mudança ocorre após entrar em vigor a Resolução 726/18 que substitui a Resolução 168/04 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que foi publicada no dia 8 de março, no Diário Oficial da União.

De acordo com o Contran, o curso poderá ser feito presencialmente ou à distância. A Resolução diz ainda que, para esse curso, deve ser levado em consideração o estilo de vida dos condutores, suas características individuais, incluindo a experiência, atitudes, aptidões, motivações, decisões e comportamentos. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) não se manifestou se haverá prorrogação do prazo por conta do curto período de adaptação dos Centros de Formação de Condutores.

“O Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH tem por objetivo precípuo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações, mantendo o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador”, disse o diretor do Denatran, Maurício José Alves, em entrevista ao site do Departamento Nacional de Trânsito.

O Bonde conversou com o diretor do Detran de Londrina, Antenor Ribeiro, e também com a assessoria do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) para falar sobre as mudanças na renovação da CNH, entretanto, ambos informaram que não foram notificados pelo Conselho Nacional de Trânsito. A reportagem tentou contato com o Contran mas não obteve resposta.

envie seu comentário...

Opps! preencha corretamente os dados

enviar

peça seu som...

Opps! preencha corretamente os dados

enviar